segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

A GRAÇA DE DEUS


Um dos mais belos aspectos da fé cristã é o da graça de Deus. A palavra graça vem do grego “charis” (ocorre 156 vezes no Novo Testamento) e significa favor imerecido, referindo-se sempre ao infinito amor de Deus e a tudo que Seu amor O levou a fazer para a nossa salvação. A graça de Deus não somente abrange o imerecido favor estendido aos pecadores, mas também a dádiva de poder habilitar Seus filhos a cumprirem a Sua vontade. Sobre este assunto existem três posições teológicas, sendo que duas são extremas, e uma moderada.

1 – DOUTRINAS SOBRE A GRAÇA

1 – A doutrina da segurança eterna (Rm. 6:1,2; Jd. 4). Esta doutrina garante que, uma vez aceito o pecador como filho de Deus, nada do que ele venha fazer o pode arrebatar de Sua mãos. Se assim fosse, a graça de Deus não passaria de simples licença para pecar.

2 – A doutrina da salvação pelas obras. (Gl. 5:4). Há os que temem a graça de Deus; que suspeitam da bondade divina. Para eles a santificação é resultado de um esforço de sua própria vontade, condicionada a sua salvação na obediência à lista de proibições e regulamentos ensinados pela sua igreja.

3 – A doutrina da salvação pela graça (II Co. 8:9). em Adão todos nós herdamos o pecado e perdemos o direito da vida eterna. Porém, em Jesus Cristo veio a este mundo para atribuir-nos este direito.


II – A IMPORTÂNCIA DA GRAÇA NA VIDA CRISTÃ

1 – A salvação vem pela graça (Rm. 3.23,24). Tão somente através da graça vem a salvação. O pecador é incapaz de ajudar-se a si próprio, quanto mais pensar em sua própria salvação. A ideia da salvação foi concebida por Deus, e do céu ele enviou Seu filho para nos salvar. Portanto, salvação, é obrar divina, completa e perfeita (Ef. 2:8,9). A graça é “Dom” de Deus, ou seja uma dádiva, um presente para a humanidade (Rm. 6:23).

2 – A vida cristã depende da Graça (Tt. 2.11-14). Ignorar a graça de Deus na vida cristã é um grave erro, pois é pela graça que somos salvos, e é através dela que vivemos. Veja o que Paulo diz em Col. 2.6: “Ora, como recebestes Cristo Jesus, o Senhor, assim andai nele.”. Como se recebe Jesus como salvador? Pela graça. A sua salvação depende única e exclusivamente da graça e toda sua vida deve ser baseada nela.

3 – A graça é liberdade para crescer (II Pd. 3.18). Um aspecto fundamental para a compreensão da vida cristã é o de que todo mundo nasce débil, pequeno e ignorante (sem conhecimento). A graça então nos proporciona o ambiente ideal para o crescimento espiritual

4 – A graça enriquece e informa (I Co. 1:4,5,26). A vida dos coríntios é marcada pela graça de Deus. Embora os coríntios sejam, em sua maioria, materialmente pobres, pela graça de Deus, são espiritualmente ricos, porque foram enriquecidos em “toda Palavra e em todo conhecimento (compreensão espiritual)”.

5 – A graça é o poder pelo qual os cristãos realizam boas obras (II Co. 9:8,14). Paulo afirma que Deus nos propicia os meios para agirmos generosamente, corretamente com relação às outras pessoas. A lição do texto é de que só podemos dar aquilo que recebemos diretamente de Deus.



III – LEI E GRAÇA NO ANTIGO TESTAMENTO

Muitas pessoas não conseguem perceber que a lei e a graça revelam o mesmo aspecto da natureza divina. Se por um lado a lei revela a justiça~e santidade de Deus, por outro, a Graça revela o seu lado misericordioso, amoroso e benigno. A graça sempre se manifestou aos homens, mesmo no antigo testamento.

1 – A graça no jardim do Éden (Gn. 3:15; II Tm. 1:9). A graça já era plano de Deus antes mesmo da quedo do homem. No Éden encontramos a promessa de um salvador e Redentor da humanidade. Este Salvador poria fim ao poder de Satanás em enganar a humanidade, conduzindo-a ao pecado.

2 – A graça de Deus na morte do cordeiro (Gn. 3:21; Ap. 13:8). Por causa do pecado do homem um cordeiro teve de ser sacrificado. O sangue de um inocente foi derramado e a pele do animal serviu como vestimenta (justiça). Este cordeiro, de acordo com João, é a prefiguração de Jesus Cristo que morreria em nosso lugar (Jo. 1:29), manifestando dessa forma a graça de Deus (perdão, clemência, favor divino imerecido pelo homem).

3 – A graça de Deus na vida de Davi (Sl. 32:1,2; 51:1-12). Estes dois salmos foram escritos por Davi. Ao perceber o pecado que havia cometido e a iminência de perder a presença do Espírito Santo ele clama pela misericórdia de Deus. Misericórdia (hessed, no hebraico) temo seu correspondente etimológico na palavra grega “charis”. Isto é “misericórdia” no hebraico é a mesma palavra “graça” do Novo Testamento.

IV – DEBAIXO DA GRAÇA E NÃO DA LEI.

Há dois erros contra os quais os filhos de Deus devem precaver-se: O primeiro é o de tomar em consideração as sua próprias obras, confiando em qualquer coisa que possam fazer, a fim de conseguirem a salvação (Ef. 2:5-9, Rm. 11:6). O erro oposto é o de que a crença em Cristo isente o homem da observância da Lei de Deus; que, visto como só pela fé é que nos tornamos participantes da Graça de Cristo, nossas obras nada têm que ver com nossa redenção.

1 – Debaixo da lei (Rm. 6.14a). Que significa a frase “debaixo da lei”? É evidente que em certo sentido todos os homens, a raça humana toda, estão debaixo da lei de Deus, debaixo de sua jurisdição, de seu domínio, uma vez que a Terra pertence a Deus e é parte de seu universo. Certamente Paulo não queria dizer que os cristãos não estão debaixo da lei nesse sentido. Logo a frase “não estais debaixo da lei” deve significar “não debaixo da condenação da lei” já que a pessoa está em Cristo (Rm. 8:1).

2 – Debaixo da graça (Rm. 6:14b). Que significa estar “debaixo da graça”? Uma vez que a graça é definida como favor, disposição de mostrar bondade, clemência, misericórdia, perdão, favor divino imerecido pelo homem, o estar “debaixo da graça” significa estar sob o favor de Deus, sob Sua misericórdia, sob Seu perdão.

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