A Ceia
do Senhor é uma participação nos emblemas do corpo e do sangue de
Jesus, como expressão de fé nEle, nosso Senhor e Salvador. As
passagens acerca da Creia do Senhor encontradas em I Coríntios
constituem o relado escrito mais antigo, a respeito da Ceia, em o
Novo Testamento. Este rito é citado com nomes variados pelos
apóstolos: 1) “O partir do pão”; 2) “A mesa do Senhor”; 3)
“A ceia do Senhor”; 4) “A comunhão”.
Paulo
apresenta a Ceia como um memorial da morte de Cristo. Os homens
constroem seus memoriais com os materiais mais duráveis possíveis
que se podem achar. Cristo, por outro lado, escolhei material muito
frágil e perecível para servir como memorial; pão e vinho. Isto
significa que Jesus não esperava que seu monumento durasse devido à
substância da qual foi feito. Muito mais, Ele sabia que a
permanência de seu memorial dependeria do amor de Deus no coração
do seu povo.
A
CERIMÔNIA DA HUMILDADE – JOÃO 13:1-17
A
OCASIÃO: A Santa Ceia foi instituída por Jesus na noite
anterior à Festa da Páscoa. Foi nessa ocasião que Ele instituiu a
cerimônia da humildade para a Igreja – o lava-pés. As
circunstâncias que favoreceram este rito se deus quando os
discípulos disputavam entre si sobre quem era o maior no meio deles
(Lv. 22:24-27). Ao chegarem no cenáculo, para comemorarem a Ceia da
Páscoa, nenhum deles ofereceu-se a lavar os pés uns dos outros,
pois o ato de lavar os pés antes da refeição era comum no meio
judaico, mas nem mesmo aos escravos judeus se pedia executar tarefas
servis. Jesus, porém, demonstrou que a grandeza verdadeira consiste
não no lugar onde se assenta, mas no modo como se serve. Foi desta
forma que ele instituiu este rito para sua Igreja celebrar antes da
Santa Ceia.
O
SIGNIFICADO DO ATO: Enquanto prosseguia a disputa pelo lugar mais
elevado, Jesus ajoelhou-se e lavou os pés dos discípulos. O
Salvador abaixou-se para servir, demonstrando com isso o trajeto
percorrido por Ele desde o trono de seu Pai. O ato de lavar os pés
demonstra assim a mais alta purificação feita na cruz do Calvário,
limpando-nos dos pecados e da impureza, porém mostra-nos também a
necessidade da confissão diária e reconhecimento de que
constantemente nos vemos ainda enredados pelo pecado. Dessa forma
podemos afirmar que o Lava-pés é uma preparação essencial para o
serviço da comunhão. Pelo ato de nosso Senhor, esta cerimônia
tornou-se uma ordenança consagrada. Devia ser observada pelos
discípulos, a dim de poderem conservar sempre em mente Sua lições
de humildade e serviço.
COMPREENDENDO
A CEIA DO SENHOR
A
OCASIÃO (Mt. 26:26-30; Lc. 22:17-20). Esta ordenança foi
instituída por Cristo na noite em que foi traído. A ocasião que
Jesus escolhei para instituir a Ceia foi na Festa da Páscoa anual,
dos judeus, a qual era comemorada no dia 14 do primeiro mês, no
calendário hebraico. Visto que era a última páscoa antes da morte
de Jesus, ele especialmente quis comemorar est páscoa com os
apóstolos. Durante a Ceia da Pascoa, havia quatro (taças) cálices
de vinho, os quais eram bebidos cerimonialmente. Tomando um destes
cálices, Jesus Instituiu a Ceia do Senhor.
OS
ELEMENTOS USADOS (I Co. 11:23-25). O pão que Jesus usou na Ceia
do Senhor era um pão sem fermente da Festa da Páscoa. Durante sete
dias, naquele período, os judeus comeriam somente pão sem fermento.
Isto era para lembrar-lhes de sua saída apressada do Egito (Êx.
12:39). O conceito que o fermento representa o mal é outro ponto de
vista de evidência em favor do pão sem fermento (I Co. 5:6-8).
A
segunda parte da Ceia do Senhor era referida como o “cálice” ou
“O Fruto da Vide”. O termo “fruto da vide” se refere ao suco
de uva. Deus tinha se referido ao suco de uva como o “sangue da
uva” (Dt. 32:14). Isto é significante para que Jesus escolhesse o
“sangue da uva” como figura do “sangue da aliança”, o sangue
de nosso Salvador. Este, por sua vez também era bebido sem fermento
e sem álcool na semana da páscoa.
O
SIGINIFICADO DA CEIA DO SENHOR – I CORÍNTIOS 11:25,26
UM
MEMORIAL DA MORTE DE CRISTO. É nos dito expressamente que a Ceia
do Senhor simboliza a morte de nosso Senhor. Em outras palavras, ao
observar a Cria do Senhor a Igreja está lembrando a si própria e ao
mundo o fato de Cristo ter morrido. A razão de ser dessa ordenação,
portanto é a de manter viva no cristão a lembrança de sacrifício
vicário de Cristo, e de impressionar o mundo com a necessidade de um
sacrifício assim pelo pecado.
A
PROCLAMAÇÃO DA MORTE DE CRISTO. É certo que a proclamação do
evangelho também inclui a apresentação do significado da morte de
Jesus, pois o apóstolo Paulo diz que quando nós participamos da
Ceia nós proclamamos a morte do Senhor. A Ceia do Senhor é um marco
da nossa salvação. A Ceia do Senhor proclama que o homem é
redimido e recebe perdão dos pecados pelo sangue de Cristo (Ef. 1:7;
I Pd, 1:18-20).
A
PROCLAMAÇÃO DA VINDA DE CRISTO. Na Ceia nós proclamamos a
volta do Senhor. Paulo afirma que quando nós participamos da Ceia do
Senhor. “proclamamos a morte do Senhor até que ele venha”. A
Mesa do Senhor volta a memória ao calvário onde nossa salvação
sera completamente realizada. Esta é a grande consumação do plano
da redenção quando os redimidos de todos os tempos serão reunidos
para estar com o seu Senhor que os salvau do pecado. Somente aquele
que verdadeiramente, antecipam sua Segunda vinda consistentemente
participarão desta Ceia.
COMO
PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR
Quando
Jesus instituiu a Ceia do Senhor, ele não especificou o tempo ou
frequência da observância. Ele simplesmente disse: “Fazei isto em
memória de mim”. Porém quanto à participação da mesma existem
certas restrições as quais devemos observá-las:
OS
CRISTÃOS DEVEM PARTICIPAR DA CEIA COMO MEMBROS DO COPOR DE CRISTO (I
Co. 10:16,17). O reconhecimento de participação em unidade com
os outross, no significado da morte de Cristo. Significa comunhão
com outros cristão. Centraliza-se em uma verificação em direção
ao alto, uma percepção da presença do Senhor Vivo, uma
participação em sua morte sacrificial, mediante a fé e uma
proclamação, em palavras e em obras, do significado de sua morte no
tempo presente da salvação.
FAZER
UM EXAME PESSOAL ANTES DA CEIA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA (I Co.
11:27-28. O apóstolo aconselha dizendo que “examine-se, pois,
o homem a si mesmo e beba do cálice”. De fato, os cristãos devem
refletir a respeito dos requisitos intensamente importantes que uma
significativa observância da Ceia do Senhor acarreta; a) ela requer
um exame da vida interior – uma verificação da vida ínitma do
cristão; b) ela requer um exame exterior – o reconhecimento de
participação em unidades com os outros, no significado da morte de
Cristo. Significa comunhão com os outros. Centraliza-se em uma
verificação em direção ao alto, uma percepção da presença do
Senhor Vivo, uma participação em obras, do significado de sua morte
no tempo presente da salvação; c) a ceia requer também um exame
anterior – um exame do que ficou para trás, uma memória
vivificada do Crucificado, que morreu pelo homem; d) a ceia requer um
exame posterior – um exame do que está adiante, da esperança do
seu segundo advento. Na Ceia do Senhor, a igreja dá testemunho da
esperança que tem.
NÃO
PODEMOS PARTICIPAR DA CEIA DO SENHOR DE FORMA INDIGNA (I Co. 11:29).
O que significa participar “indignamente”? (Cada um que
participa da Ceia do Senhor deverá examinar-se para estar certo de
que está participando de maneira correta, discernindo do memorial. A
palavra “indignamente” é frequentemente mal entendida. Ela não
descreve a dignidade da pessoa (ninguém é verdadeiramente digno de
comunhão com Cristo). Esta palavra descrece o modo de participar. A
pessoa que não leva a sério esta comemoração está menosprezando
o sacrifício de Cristo e está se condenando por não discernir o
corpo de Cristo. Por esta razão, devemos ser muito cuidadosos cada
vez que participamos da Ceia do Senhor. É imperativo que esqueçamos
as preocupações mundanas e prestemos atenção exclusivamente à
morte de Cristo. Se tratarmos a Ceia do Senhor como um mero ritual,
ou se a tomarmos levianamente e deixarmos de meditar no seu
significado, condenamo-nos diante de Deus.