segunda-feira, 16 de abril de 2012

O BATISMO NAS ÁGUAS


Para ter significação, o batismo tem de ser o testemunho público de aceitação do que Deus já efetuou em nós, para habilitar-nos a ser membros da família de Deus. Sendo assim, nosso objetivo neste estudo é o de analisarmos o significado proibido deste rito na igreja de Deus.

ORIGEM DO BATISMO

O que significa a palavra batismo? A palavra “batizar', usada na fórmula de Mateus 28:19,20, significa literalmente mergulhar ouimergir. Essa interpretação é confirmada por eruditos da língua grega e pelos historiadores da igreja. Mesmo eruditos pertencentes a igrejas que batizam por aspersão admitem que a imersão era o modo primitivo de batizar.
Qual é a origem do batismo? Como rito religioso ele se originou em tempos anteriores ao cristianismo. Foi praticado pelos Judeus como meio de receber prosélitos ao judaísmo. O batismo era também praticado pelos essenos (seita religiosa do judaísmo) em conexão com os seus ritos religiosos.

O QUE É BATISMO?

Batismo é um selo ou aliança. É um acordo assumido com Jesus, onde publicamente se confirma aquilo que creu e aceitou.
João Batista ensinava que o rito do batismo tinha que ver com a purificação espiritual. Recomendava que as pessoas demonstrassem pelo batismo que reconheciam sua pecaminosidade, e que estavam arrependidas. O convite de João ao batismo indicava que era necessária uma mudança drástica, a fim de preparar pessoas para a vinda de Jesus. Assim podemos dizer:

BATISMO É CONFISSÃO DE FÉ (Atos 2:38,41). Este texto contém a admoestação de Pedro os novos conversos a fé cristã: ser batizados como símbolo de remissão dos pecados. O batismo é um ato de confirmação pública, e solene de compromisso e aceitação do plano de salvação na vida do batizando.

BATISMO É O TESTEMUNHO DA MORTE, SEPULTAMENTO E RESSUREEIÇÃO DE CRISTO E EXPRESSÃO DE NOVIDADE DE VIDA (Rm. 6.3-6; Cl. 2:12,13). O batismo ateta não somente nossa morte para o pecado, mas também nossa ressurreição para nova vida em Cristo. A expressão “morremos para o pecado” expressa a insistência de Paulo para que a pessoa realmente esteja morta para o pecado e para o eu, para que não abuse de nova liberdade da vida cristã.

BATISMO É REQUISITO PRÉVIO PARA UNIR-SE À IGREJA (Jo. 3:1-5). Não devemos procurar tornar-nos membros da igreja sem o batismo, pois é ele o sinal externo do nosso compromisso com Cristo.


O QUE SIGNIFICA BATISMO?

Antigos locais de batismos demonstram a grande importância do mesmo para a Igreja Primitiva. O significado não está no rito em si, mas no que ele representa, para a Igreja e para o mundo, quando nossa morte para o pecado e novidade de vida em Cristo.

ELE REPRESENTA QUE CRISTO É O SENHOR DE NOSSA VIDA (Gl. 3:27). O batismo por imersão simboliza a experiência da conversão pessoal. Esta que confessa os seus pecados é perdoado e recebe a nova vida em Cristo. Todos estes passos devem preceder o batismo.

ELE REPRESENTA QUE PERTENCEMOS AO CORPO DE CRISTO (I Cor. 12:12-14). O batismo nos identifica publicamente como cristãos – isto é, como membros do corpo de Cristo. Paulo diz que por meio do Espírito somos batizados em um corpo. Nesta e em outras passagens do Novo Testamento, a comunidade dos cristãos é comprada a um corpo cuja cabeça é Cristo. O batismo é a entrada tanto para a família celestial como para a parte dessa família que é a Igreja de Cristo na Terra.

COM É MINISTRADO O BATISMO?

EM NOME DA TRINDADE DIVINA (Mt. 28:19). A fórmula completa a ser empregada é “em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo”. O que enfatiza o caráter distintivo desse batismo cristão. Esta é a mas antiga fórmula trinitariana conhecida, sendo mencionada também por Paulo.

IMERSÃO NA ÁGUA (Mt 3:13-17; Jo. 3:23). Paulo compara o rito do batismo com a morte, com o sepultamento e com a ressurreição de Cristo. Esse simbolismo não teria significado se a Igreja Apostólica não praticasse o batismo por imersão. Que a imersão era a forma empregada nos tempos do Novo Testamento e claro pelo significado da palavra grega, pelas descrições de realização da cerimônia e pelas aplicações espirituais que a Bíblia faz desse rito. O vocábulo “baptizo” era usado antigamente para descrever a imersão de tecidos nos corantes e o ato de submergir uma vasilha, a fim de enchê-la de água. Seu significado mais evidente, ao ser aplicado ao batismo cristão, é “imergir”.


A CONDIÇÃO ESSENCIAL PARA SER BATIZADO.

CRER NO EVANGELHO (Mc. 16:16). O batismo cristão é uma expressão de fé e dedicação a Jesus como Senhor. É necessário que aceitemos Cristo pela fé, crendo que é o único que pode nos remir de todos os nossos pecados. Não há, nas Escrituras, nenhuma referência sobre o batismo de crianças, pois são incapazes de arrepender-se, ou de obedecer à vontade de Deus.

INSTRUÇÃO NAS ESCRITURAS (Mt. 28:20). A ordem de Jesus é “fazer discípulos, ensinando-os a guardar todos os mandamentos...”. Aqueles que aceitam o ensino e se tornam discípulos estão aptos para o batismo nas águas.

ACEITAÇÃO DOS ENSINAMENTOS BÍBLICOS (Atos 8:12, 35-38; 18:8). O batismo cristão exige entendimento da Palavra de Deus e uma decisão de se apresentar para fazer a vontade revelada de Deus.

ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO (Atos 3:19). O batismo esvazia-se de conteúdo se não exprimir verdadeiramente a passagem da morte para a vida, através do arrependimento pelos pecados. A palavra “arrependimento” indica uma mudança de direção na vida da pessoa e significa muito mais do que apenas uma alteração mental de atitude, ou sentimento de remorso; significa o repúdio do modo de vida pecaminoso do ímpio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário