segunda-feira, 9 de abril de 2012

NOVO NASCIMENTO

Um dos assuntos mais importantes para meditação da mente humana é o do novo nascimento. Jesus é categórico em afirmar que todos nós precisamos nascer de novo. Não basta apenas termos um assentimento intelectual sobre quem é Jesus ou sermos convencidos de quem Ele é do que faz por nós. É preciso que todos passemos por um processo compulsivo de profundo arrependimento. O novo nasciemnto é das três grandes ordenações para a humanidade. 1) A morte (Hb. 9:27); 2) O julgamento (Rm. 14:9-12); Ap. 20:11-15) A regeneração, ou novo nascimento (Jo. 3:3-7).

O QUE O NOVO NASCIMENTO NÃO É: JOÃO 1:12,13

UM PROCESSO NATURAL: Novo nascimento não é de geração natural ou hereditário - “Não do sangue”. O fato de uma pessoa ter filha de pais cristãos não a torna cristã. Novo nascimento tamb´me não é um processo evolutivo. Os pecadores, como a Bíblia nos ensina, estão espiritualmente mortos. A vida não se pode desenvolver onde não existe (Ef. 2:1,2)

UM PRODUTO DE UM ESFORÇO DE VONTADE: “Nem da vontade da carne”.
Assim como uma criança não pode impor a sua vontade ao nascer fisicamente, assim também ninguém pode alcançar o novo nascimento sem a ação do Espírito Santo. Assim podemos dizer que o novo nascimento é um aperfeiçoamento, produzido pelo Espírito Santo, mediante o qual se abandona os maus hábitos.

O RESULTADO DA MEDIAÇÃO HUMANA: “Nem da vontade do varão, mas de Deus”. Nenhum ser humano, por eminente que seja a sua posição eclesiástica, pode trasmitir a outrem o novo nascimento. Todos os tipos e cerimônias de quaisquer ou de todas as religiões organizadas são impotentes para reproduzir o novo nascimento. “Nascer de novo” não é a tradução exata do original grego, que diz “nascer de cima”. Isto indica a origem do novo nascimento. O nascimento físico é do homem e da terra; o nascimento espiritual tem a a sua origem em Deus e é do céu.

O QUE É NOVO NASCIMENTO?

NOVO NASCIMENTO É ARREPENDIMENTO (Jo. 3.5). “Nascer da água”. A água se refere à ênfase de João Batista dada ao arrependimento e purificação do pecado como antecedente necessário de novo nascimento. Água, neste contexto, denota a purificação, a mudança de mente e opinião com relação ao pecado (Ez 36:25-27).

NOVO NASCIMENTO É UMA MUDANÇA ESPIRITUAL (Tt. 3:4-6). “Nascer do Espírito”. Novo nascimento é uma obra regeneradora do Espírito Santo. Novo nasciento é regeneração. É a injeção de nova vida criadora pelo poder regenerador do Espírito Santo. Através desse processo nossos pensamentos são alterados, nosso coração muda, bem como os valores e convicções também se modificam.


COMO ACONTECE O NOVO NASCIMENTO?

PELA REGENERAÇÃO PRODUZIDA PELA PALAVRA DE DEUS (Tg. 1:18; I Pd. 1:23-25). Assim como a água, quando aplicada, remove dos nossos olhos a sujeira, que de outro modo obscureceria a nossa visão, também a Palavra de Deus, quando lida e aceita, lava a mente do pecador e suas ideias errôneas acerca de Deus e sua salvação.

PELA RECEPÇÃO DO ESPÍRITO DE DEUS (Jo. 16:7-15; Ef. 1:13). O Espírito Santo, a terceira pessoa da Trindade, foi enviado por Cristo após à Sua ascensão para, mediante a Palavra de Deus, convencer os homens do seu pecado, levá-lo a depositar a sua confiança em Cristo, para habitar em cada novo crente, comunicando-lhe uma natureza Divina, ou seja, capacidade para as coisas espirituais (II Pd. 1:3-4).

PELA FÉ NO SACRIFÍCIO SUBSTITUITIVO DE CRISTO (Jo. 3:14-16). Nesta passagem, Cristo dá um perfeito esclarecimento sobre como esta nova vida pode ser conferida a um pecador. Cristo serviu-se de um incidente registrado no Antigo Testamento para ilustrar com é que o novo nascimento se efetua (Nm. 21:4-9). Moisés identificou o pecado do povo fazendo fazendo um serpente de bronze, a qual era a própria expressão do pecado. Semelhantemente Cristo, sem pecado, se fez pecador por nós, levando sobre si todos os nossos pecados (Is. 53:4-6; II Co. 5:21; Gl. 3:13; I Pd. 2:24).


POR QUE HÁ NECESSIDADE DE NASCER DE NOVO?

POR CAUSA DUMA NATUREZA ESPIRITUAL QUE FALTA AO HOMEM (Jo. 3:6). Aqui a palavra “carne” refere-se à natureza pecaminosa que recebemos quando nascemos. “carne” quer dizer o “eu”. Pelo seu pecado. Adão adquiriu uma natureza pecaminosa, natureza que foi transmitida a todos os seus descendentes (Rm. 5:12,18,19). O caráter desta natureza pecaminosa chamada a “carne” vem descrito em Romanos 8:5-8. Consiste na inimizade contra Deus e na desobediência à Sua lei, com consequente incapacidade de Lhe agradar. Noutras palavras, o homem natural não possui capacidade espiritual que lhe permita desejar, compreender ou gozar as coisas de Deus (1 Co. 2:14).

POR CAUSA DUM REINO ESPIRITUAL QUE O HOMEM NATURAL NÃO PODE VER E NO QUAL NÃO PODE ENTRAR (Jo. 3:3). O que significa aqui “o reino de Deus”? Ele é descrito como uma experiência espiritual (Rm. 14:7). Todo ser humano ingressa no reino dos homems por um nascimento físico o qual lhe comunica uma natureza física. Para que ele possa ver o valor e desejar entrar no “reino de Deus” tem que nascer de novo, ou seja, passar por um nascimento espiritual que o levará dentro deste novo domínio. Mediante o novo nascimento, ele passará a possuir uma natureza espiritual que o preparará para gozar as realidades que caracterizam o reino de Deus.

POR CAUSA DUMA VIDA ESPIRITUAL QUE O HOMEM NATURAL NÃO POSSUI (Ef. 2:1-6). Por natureza, o homem encontra-se “morto em delitos e pecados”, separado da vida de Deus, destituído da vida (Ef. 4:18; 1 Jo. 5:11,12); Assim como um corpo sem vida física está fisicamente morto, também uma pessoa sem vida espiritual está espiritualmente morta (I Tm. 5:6; Lc. 15:24). Como se pode transmitir esta vida espiritual a pessoas espiritualmente mortas? O problema é solucionado em João 5:25. Todo aquele que ouve a voz do Filho de Deus, que recebe a Sua Palavra e confia nele como seu Salvador recebe a vida espiritual, ou seja, nasce de novo.


QUAIS SÃO AS BÊNÇÃOS DO NOVO NASCIMENTO?

A SALVAÇÃO (Jo. 3:15-17). A salvação é a primeira benção do novo nascimento, sendo que esta está intimamente ligada à mesma. Novo nascimento não é salvação, mas é impossível alguém estar salvo sem ter antes nascido de novo. É através do novo nascimento que temos a certeza da vida eterna e de que estamos salvos em Cristo Jesus.

A ABSOLVIÇÃO DO JUNGAMENTO (Jo. 3:18; Rm. 8:1,2). O juízo não é distribuído arbitrariamente por Deus, na vida futura, mas é claramente determinado pelos homens na vida presente, com base em sua resposta ao unigênito de Deus (Jesus). Uma vez que a libertação vem por meio de Jesus Cristo não existe nenhuma condenação para os que já nasceram de novo. Aqueles que estão em Cristo não são condenados porque “nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”