quarta-feira, 25 de abril de 2012

IGREJA – O CORPO DE CRISTO


Introdução: A palavra “igreja” tem dois significados fundamentais no Novo Testamento; Na maior parte de suas ocorrências significa “congregação”. Neste sentido, a ênfase está no grupo local de cristãos, que se reúnem para adoração, companheirismo e serviço cristão (Atos 8:1; Rm. 16:16). Outras vezes a palavra igreja é usada para descrever todos aqueles que aceitaram Jesus Cristo como Salvador. É o sentido global e mais amplo da palavra igreja (I Co. 15:9).

Em nosso estudo vamos nos preocupar coma igreja no sentido congregação. É no contexto da congregação local que o cristão se desenvolve no estudo e na prática da fé no Senhor Jesus Cristo. Ali ele deve encontrar os recursos para crescer à “estatura de varão perfeito” (Ef. 4:13).

O QUE É UMA IGREJA?

Quando se fala em igreja, hoje em dia, logo se pensa em uma organização ou instituição. Mas nos tempos do Novo Testamento a igreja era conhecida como um organismo vivo e dinâmico. O próprio significado da palavra igreja, que é derivada do grego “ekklesia”, dá-nos uma ideia do dinamismo de sua existência, pois significa o grupo daqueles que foram “chamados para fora”. A palavra “ekklesia” foi aplicada ao povo de israel que foi chamado para fora do Egito, sendo chamos de “congregação de Israel” (Atos 7.38). Semelhantemente Deus nos chama em Cristo para fora do poder do pecado. Constituímos, dessa forma, o corpo de Cristo na face da terra. Como ter um corpo eclesiástico temos algumas características peculiares:

IGREJA É UM GRUPO DE COMUNHÃO (Atos 2:41-44). A palavra comunhão vem do grego “Koinonia” e siginifca: parceria, conversa íntima, sociedade, coisas em comum. Estas características descrevem bem o relacionamento que deve existir entre os cristãos (Rm. 12:10).

A IGREJA É O CORPO DE CRISTO PRESENTE NO MUNDO (Rm. 12:3-9; I Co. 12:12-27; Cl. 1:8,24). O corpo humano é formado de várias partes, a saber: cabeça, tronco e membros. Mas nenhuma dessas partes possui vida própria ou independente uma da outra. Todas trabalham juntas. Assim acontece na igreja. Existem muitos e diferentes membros, mas todos trabalham juntos, sob a liderança do Espírito Santo.

A IGREJA É UM TEMPLO ESPIRITUAL (I Pd. 2:5,9). A igreja não é o prédio que nos reunimos para adorar a Deus (este serve apenas de abrigo). O templo dos judeus, no Antigo Testamento, foi construído com elementos materiais como: pedra, madeira, metais e tecidos etc. Mas a igreja, o templo de Deus, é espiritual, formada por homens e mulheres que foram regenerados pelo Espírito Santo. No Antigo Testamento Deus habitou no meio do povo de Israel, no Templo de Salomão (I Re. 6:11-13). Hoje, Deus habita conosco, ou seja, em nós (I Co. 3:16,17; 6:19,20). Na ]Nova Aliança nós somos sacerdotes santos, não precisando mais de sacerdotes para oferecer um sacrifício por nós. Aliás nós somos o próprio sacrifício agradável a Deus (Rm. 12:1,2 Hb 13:15,16).


A ORIGEM DA IGREJA DE JESUS

A IGREJA COMEÇOU EM JESUS CRISTO (Mt. 16:16-18). A expressão: “Sobre esta pedra edificarei a minha igreja”, não estava se referindo a Pedro, mas ao próprio Jesus Cristo. O nome “Pedro” é a tradução da palavra grega masculina “Petros”, que significa “pedra, pedregulho, pedrinha solda” - uma pedra movediça. Em contraste com isso, a “pedra! Sobre a que Cristo edificou Sua Igreja constitui a tradução da palavra grega feminina “petra”, que frequentemente é usada para designar penhascos, camadas de rocha ou cordilheiras. Essas duas palavras gregas ilustram muito bem o caráter de Pedro e o de Cristo.
Durante o seu ministério, Jesus tentou restaurar a antiga comunidade, mas foi rejeitado (Jo. 1:11;12). Então ele convocou um grupo de discípulos e lhes deu princípios normativos que deveriam reger essa nova comunidade. Estes princípios estão registrados no Sermão do Monte (Mt. 5 a 7). Desse grupo de discípulos, escolheu doze homens, a quem chamou de apóstolos (Mc. 3:13-19), os quais serviriam de líderes para Sua igreja. A essa nova comunidade. Jesus chamou-a de Igreja.

O FUNDAMENTO DA IGREJA É O PRÓPRIO JESUS CRISTO (Ef. 2:19-22). De acordo com os métodos antigos de edificação, a pedra angular tinha importância especial como a pedra usada pelo arquiteto-edificador para determinar o ângulo ou inclinação de todo o edifício. Os crentes são assemelhados a pedras vivas, edificadas na estrutura, que, por sua vez, repousa sobre um fundamento que é Cristo (I Co. 3:10,11). Assim, Jesus Cristo é o padrão pelo qual a vida e o crescimento de sua igreja são moldados por Deus. Essa é a razão por que a igreja jamais será derrotada, por mais que se esforcem os poderes do mal.

A IGREJA ESTÁ EM PROCESSO DE EDIFICAÇÃO (Ef. 2:21;22). A Igreja é um edifício, mas em nenhum sentido estático ou inanimado. Ela é semelhante a um organismo vivo, que toma forma pela orientação do Espírito, através das circunstâncias da história. Isso significa que continuamente Jesus está chamando outras pessoas, a fim de que desfrutem das bênçãos do Reino dos Céus.

POR QUE DEVEMOS PERTENCER À IGREJA?

Deixamos que a Bíblia exponha as responsabilidades de cada um dos membros da Igreja e as razões, pelas quais, devem fazer parte dela.

1. Um membro não tem vida independente (I Co. 12:12; Ef. 15,16). O corpo de Cristo é formado de muitos membros, que, embora diferentes em vários aspectos, assim mesmo fazem parte de um único corpo, que é a igreja universal. Não há como viver de modo independente do corpo, assim como não é possível um membro do corpo humano, uma vez amputado, ter vida em si mesmo.

2. É o meio estabelecido por Deus para o nosso crescimento (Hb. 10:24,25). Deus quer que sejamos maduros ou adultos, e para isso providenciou-nos a verdade para o nosso crescimento espiritual. Sendo assim, a Igreja é o ambiente apropriado para o crescimento espiritual Através dela somos encorajados, instruídos e compartilhamos uns com os outros, a fim de que cada um seja ajudado em seu progresso na vida cristã.


COMO PODEMOS PERTENCER À IGREJA?

As figuras usadas pelos escritores do Novo Testamento para descrever a Igreja indicam que existe o mais ínitmo vínculo espiritual possível entre Cristo e o Seu povo, e entre os próprios crentes. A Bíblia diz que só pertencem a Cristo aqueles em cujo coração habita o Espírito Santo (Rm. 8:9,10). Só eles pertencem à comunhão espiritual que constitui a verdadeira Igreja de Jesus Cristo.

SENDO LIGADOS NO CORPO DE CRISTO (I Co. 12:13). somos ligados no Corpo de Cristo pelo Espírito Santo quando nos arrependemos e entregamos nossa vida a Ele. É a operação do Espírito Santo que atrai os homens a Cristo, convencendo-os do pecado, da justiça e do juízo (Jo. 16:7-11) E a nossa aceitação de Cristo é declarada pelo nosso batismo em um só corpo. Nós não criamos o corpo: Cristo o faz. Nós entramos nele. Pessoas de todas as nações e de todas as classes, mediante a fé, pertencem ao mesmo corpo.
TENDO CONVICÇÃO DA SALVAÇÃO PELA FÉ EM CRISTO (I Jo. 5:12). Não se trata de crença em uma coisa, em doutrina ou instituição. A Bíblia ensina claramente que a fé salvadora é a fé em Jesus Cristo. Essa fé implica, pois, aceitação de Jesus Cristo como o único caminho para a salvação.

RECEBENDO O BATISMO ORDENADO POR JESUS (Atos 2:38). Atrav´´es do batismo nos identificamos com Cristo e com Seu corpo, a Igreja. Não demos procurar tornar-nos membros da Igreja sem batismo, pois é ele o sinal externo do nosso compromisso cm Cristo. Pelo batismo nas águas, possuímos novidade de vida; e vivemos em um corpo, a Igreja, para Deus e para os outros. (Rm. 6:3,4).