quinta-feira, 29 de março de 2012

ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO


O conhecimento da Palavra de Deus, nos leva a tomar consciência da nossa situação diante de Deus, proporcionando em nós a análise da importância da salvação em nossa vida. Mediante este conhecimento, esta análise, se nós abrirmos o coração, nasce em nós um desejo ardente de acertar a nossa situação, ou seja, romper essa separação que há entre nós e Deus.
O lado divino da salvação refere-se ao novo nascimento, que é obra do Espírito Santo de Deus no coração do que crê. Mas, qual a participação do homem nessa experiência? A parte que cabe ao homem para ser salva é chamada de “conversão”. Neste estudo iremos entender o que é arrependimento e conversão o o que nos leva a tomar essa atitude, e porque temos que passar por esse processo.

DEFINIÇÃO DE ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO.

ARREPENDIMENTO (Lc. 18:13). Para ser salvo é preciso que o indivíduo se arrependa dos seus pecados. Isso significa que o arrependimento é mais do que convicção pois, uma vez convicto, é preciso que haja arrependimento. A palavra grega (para significar) arrependimento no Novo Testamento é “Metanóia”. Ete termo significa: “Ter outra mente” ou “mudar de opinião”. A pessoa que se arrepende muda sua mente em relação ao pecado. Arrepender é tomar consciência, ter pesar, de que a maneira de vida que você viveu, e vive, é errada. Arrependimento é mais do que sentir tristeza pelos pecados (II Co. 7:9,10). Muitos sentem tristeza pelos pecados cometidos, mas não se arrependem. A Bíblia fala de duas espécies de tristeza: uma que procede de Deus e outra mundana. A tristeza que produz o arrependimento verdadeiro é obra do Espírito Santo no coração do homem. O arrependimento implica uma mudança de opinião sobre o pecado, e consequentemente uma mudança de vida (Lc. 15:17). A tristeza, segundo o mundo, traz o desgosto, intranquilidade e remorso e, por consequência, a morte (Mt. 27.3-5).

CONVERSÃO (Atos 26:20). Converter é mudar de rumo, mudar de direção, sair do caminho que nos leva ao distanciamento de Deus e procurar direção que nos aproxima do autor, sustentador e salvador nosso: Jesus. Na nossa vida com Deus, de nada adianta arrepender e não se converter. A conversão é pôr em prática o arrependimento. Imagine você, alguém se arrepender de algo e continuar praticando a mesma coisa, não tem sentido algum. Não tem sentido arrepender sem se converter. Mesmo porque, a a conversão é consequência do arrependimento. O arrependimento e a conversão são os primeiros passos para reatarmos o relacionamento entre nós e Deus.


QUAIS SÃO OS PROPÓSITOS DO ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO?

Cancelar nossos pecados (Atos 3:19). Quando nos arrependemos de nossos pecados e nos voltamos para Deus num ato de fé e obediência, os nossos pecados são cancelados. Assim, pois, a grande lista de registros negativos, conta os indivíduo, chamados “pecados”, é anulada, ficando inteiramente limpo do registro.

Produzir a salvação (Lc. 13:1-5): conta-se que Pilatos matava pessoas e misturava o sangue delas com o sangue de animais que ele sacrificava, para oferecer aos seus deuses. Relata-se também, que uma torre havia caído acidentalmente e havia matado dezoito pessoas. Segunda a crença dos judeus, só morriam de morte trágica os grandes pecadores, Jesus, então alertou-se dizendo que se eles não se arrependessem, de igual modo morreriam. Estava-se falando de morte eterna. Isto nos mostra que não importa se somos pessoas terrivelmente desonestas ou honestas aos olhos humanos, o que importa é que nascemos pecadoes e se não reconhecermos nossa situação e nos humilharmos, pereceremos na ignorância. Só pelo fato de dizer que não somos pecadores, já pecamos (I Jo. 1:8).

Produzir cura física e emocional (Sl. 32:3; 51:1-13). Arrependimento e conversão de vida são absolutamente necessário. O motivo que muitos vivem uma vida infeliz é que não se arrependem . Levam uma vida de cristões frios e indiferentes, e nunca experimentaram a paz de espírito de um sincero arrependimento.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS ADQUIRIDOS?

Reatamos o relacionamento com Deus (Atos 2.37-39). Pedro havia pregado o evangelho. Os judos conheceram o plano de Deus para suas vidas e compungiram-se em seus corações, ou seja, ficaram aflitos mediante o conhecimento da Palavra de Deus, e logo procuraram perguntar o que deveriam fazer, e na sequencia disse o Apóstolo: Arrpendei-vos. O arrependimento é o passo primordial para um íntimo relacionamento com a divindade.

Renovamos nossa vida com Deus (II Co. 5:17). Não mais é levado em conta o que se passou, não importa o tipo e o tamanho do pecado (Atos 17:30). O tempo da ignorância aqui proferida, é o tempo que a pessoa não conhecia a Palavra de Deus, o plano de Deus para sua vida.

Passamos o controle de nossa vida para Cristo (Gl. 2:20). Quanto acontece a conversão, existe uma mudança porque Jesus passa a ser Senhor de nossa vida, esta mudança é notória aos olhos de muitos.

Somos livres da morte eterna (Ez. 33:9,11-20; Ap. 20-6). Através do arrependimento e conversão estamos livres da morte eterna. Que é o aniquilamento total da vida humana (é também chamada de “segunda morte”).

Somos perdoados e temos nossas oração atendidas (II Cr. 7.14, 15). mediante arrependimento e a conversão alcançamos não só o perdão de Deus, mas também, nossas orações agora são ouvidas e atendidas por Deus (Is. 59.1,2).



COMO EXPERIMENTAR O ARREPENDIMENTO E CONVERSÃO?

Pela ação do Espírito Santo (Jo 16:7-11). É o Espírito Santo que nos convence do pecado, da justiça e do juízo. Convencer tem aqui três sentidos básicos: a) “convencer” no sentido de levar à uma convicção; b) ”iluminar”, no sentido de trazer à luz; c) “refutar”, no sentido de corrigir nossos erros.

Pela ação da Palavra de Deus (Hb 4:12,13), que é viva e eficaz, ela penetra lá no fundo do nosso ser, na divisão do nosso sentimento, do nosso pensamento, da nossa razão, produzindo efeito em nossa vida, convencendo-nos do pecado e do juízo. A Palavra de Deus nos comove, ensina, exorta, faz tudo que precisa ser feito, por isso é eficaz e ssencial par aque sejamos transformados.

Pelo reconhecimento de que sou um pecador (Lc. 18:9-14; Rm. 3.23). Em terceiro lugar, devo sentir a minha culpa, que sou um pecador. Mas o que é pecado? Pecado, conforme as Escrituras o definem é “transgressão da lei” (Rm 4.15; I Jo. 3:4). Se queremos conhecer nossa verdadeira condição, devemos pedir a Deus que nos mostre a nossa verdadeira condição (Sl. 19:12; 139:23,24).

Pela confissão dos meus pecados (Pv. 28:13; I Jo 1:9). O passo seguinte é a confissão. O arrependimento não é genuíno se não houver disposição de confessar o pecado. Aquele que esconde o seu pecado e não confessa nada alcança de Deus. A confissão nem sempre é fácil. É necessário coragem e humildade para admitir que erramos e confessar que pecamos. Mas, só assim alcançaremos perdão (Lv. 5.5).